ISC - Idealizado em 1993, o Instituto Salerno-Chieus nasceu como organismo auxiliar do Colégio Dominique, instituição particular de ensino fundada em 1978, em Ubatuba - SP. Integrado ao espaço físico da escola, o ISC tem a tarefa de estimular a estruturação de diversos núcleos de fomento cultural e formação profissional, atuando como uma dinâmica incubadora de empreendimentos. O Secretário Executivo do ISC é o jornalista e ex-prefeito de Ubatuba Celso Teixeira Leite.
O Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall (Doc-LEK), coordenado pelo professor Arnaldo Chieus, organiza os documentos selecionados nos diversos núcleos do Instituto Salerno-Chieus (ISC). Seu objetivo é arquivar este patrimônio (fotos, vídeos, áudios, textos, desenhos, mapas), digitalizá-los e disponibilizá-los a estudantes, pesquisadores e visitantes. O Doc-LEK divulga, também, as ações do Colégio Dominique.

LEK - Luiz Ernesto Machado Kawall, jornalista e crítico de artes, é ativo colaborador do Instituto Salerno-Chieus (ISC) e do Colégio Dominique. É um dos fundadores do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Museu Caiçara de Ubatuba.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO ABC PAULISTA: 1550-1892


Autor: WANDERLEY DOS SANTOS
Uma resenha por Arnaldo Chieus

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO ABC PAULISTA: 1550/1892 publicado pela prefeitura de São Bernardo do Campo em 1992 é o livro que veio consolidar o nome de WANDERLEY DOS SANTOS como um dos mais importantes historiadores do Estado de São Paulo. Com uma vida toda dedicada à pesquisa da história regional, desde seus 15 anos o então adolescente começou a investigar a formação dos bairros paulistanos, estendendo suas pesquisas até a região do Grande ABC e, posteriormente, a outras regiões paulistas. 

Entre seus primeiros trabalhos de fôlego foi a História de Ribeirão Pires, de 1973, quando contava com 21 a 22 anos de idade. A partir de então, dedicando-se exclusivamente à pesquisa histórica produziu inúmeras monografias entre as quais se destacam a história dos municípios de Mauá e Rio Grande da Serra, ambos da Região da Grande São Paulo. Em 1980 sua pesquisa história sobre o bairro da Lapa foi premiado pela Prefeitura da capital no concurso de monografias sobre a história dos bairros de São Paulo. A partir de então passou a dedicar-se à pesquisa histórica integrando o corpo de funcionários da Cúria Metropolitana de São Paulo sendo chefe de seu Arquivo Histórico. 

A partir de então tece início seu mergulho profundo nas fontes da historiografia regional principalmente na leitura e interpretação de documentos manuscritos. Esse seu conhecimento em paleografia foi sendo desenvolvido a medida que seu trabalho era desenvolvido e suas pesquisas continuavam, o que foi um fator preponderante na elaboração de um rico fichário que foi crescendo ao longo do tempo e serviu de fonte para grande parte de seus trabalhos. Hoje sabemos que ao menos parte desse considerável acervo está sob a guarda da Seção de Pesquisas e Documentação da cidade de São Bernardo do Campo. 

Dedicando-se ao estudo das fontes historiográficas da região do Grande ABC paulista produziu inúmeras monografias abordando a formação histórica dos municípios de Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra. Também se dedicou ao estudo da formação histórica dos bairros de São Paulo. Em 1980 sua monografia sobre a história do bairro da Lapa foi premiada pela Prefeitura de São Paulo. 

REVISÃO HISTÓRICA 
Partido de criteriosa análise documental o autor dividiu a obra em duas partes num apreciável sentido integrativo. Na primeira parte estuda os primórdios do povoamento a partir do início do século 16 e traça uma grande linha do tempo enumerando sesmarias e aldeamentos, ramos familiares e povoações que foram se instalando ao longo da subida da Serra do Mar, às bordas dos campos de Santo André e regiões adjacentes.

Obra de excepcional importância para a historiografia regional, ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO ABC PAULISTA: 1550-1892 foi publicado pela Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, em 1992 e veio consolidar o nome de Wanderley dos Santos como um dos mais importantes historiadores do Estado de São Paulo. 

Como bem acentuou o historiador e jornalista Ademir Médice, “ a obra revela e esclarece algumas distorções impostas pela história oficial, com informações coletadas através de pesquisas em fontes primárias e relatos orais, além das notas acrescentadas em cada capítulo, que fornecem ao leitor um complemento de fontes e informações bibliográficas”.

Trata-se de uma obra que “mostra caminhos e aponta fontes” sempre em busca de soluções firmadas em pesquisa documental que muitas das vezes difere do conformismo da historiografia oficial. Munido de largo senso de observação aliado ao seu profundo conhecimento que adquiriu nos anos que esteve na direção do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo produziu uma obra que “retrata com veracidade documental os grupos étnicos, a formação e a transformação sociocultural da região e mostra os caminhos percorridos pelos desbravadores e colonizadores” que passaram e deixaram suas marcas naquela região. 

Muito há que se falar ainda a respeito da obra do grande historiador que foi Wanderley dos Santos. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda estava à frente do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de São Paulo, funcionando na Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga. Posteriormente, numa rápida passagem que fiz até Franca, SP, pude mais uma e derradeira vez cumprimentá-lo enquanto instalava o arquivo histórico daquela cidade o qual esteve sob sua direção até a sua prematura morte. 

Seus arquivos hoje integrando o Banco de Dados do “Diário do Grande ABC”, o principal jornal daquela região, é um grande manancial histórico e inesgotável fonte de informações para conhecer a história real daquele trecho da Região Metropolitana. 

Obra essencial e basilar, ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO ABC PAULISTA é fruto de aproximadamente 20 anos de pesquisas nos tantos possíveis arquivos públicos e privados a que o autor teve acesso. Uma obra que não apenas consegue elucidar aspectos obscuros e desconhecidos relativos à histórica do grande ABC paulista como, também, rendeu frutos para novos trabalhos investigativos em prol da memória histórica e social daquela região. 

Além da obra que acima tecemos breves e despretensiosos comentários, Wanderley dos Santos é autor dos seguintes trabalhos:

Lapa - livro que compõe a série: História dos Bairros de São Paulo, volume 18. Divisão de Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 1980.

História do Município de Ribeirão Pires. Trabalho mimeografado, PMRP (1974) e editado em livro pela edUFABC em 2017;

Mauá Ano Vinte. Imprensa Metodista (1975); 

História do Município de Rio Grande da Serra – trabalho datilografado (s/d); 

História do Município de Diadema, publicado postumamente (2000). 

Também realizou, entre outros, os seguintes trabalhos: elaboração da história dos bairros do Tatuapé e Vila Carrão, em São Paulo e história dos municípios de Franca, Peruíbe, Rifaina e Tapiratiba.Escreveu, ainda, textos de palestras e artigos divulgados em circunstâncias diversas.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO ABC PAULISTA: 1550-1892 é um livro que deve ser lido com interesse, não mero com admiração.Um livro com tais qualidades bem merece ser celebrado.

Nenhum comentário: