ISC - Idealizado em 1993, o Instituto Salerno-Chieus nasceu como organismo auxiliar do Colégio Dominique, instituição particular de ensino fundada em 1978, em Ubatuba - SP. Integrado ao espaço físico da escola, o ISC tem a tarefa de estimular a estruturação de diversos núcleos de fomento cultural e formação profissional, atuando como uma dinâmica incubadora de empreendimentos. O Secretário Executivo do ISC é o jornalista e ex-prefeito de Ubatuba Celso Teixeira Leite.
O Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall (Doc-LEK), coordenado pelo professor Arnaldo Chieus, organiza os documentos selecionados nos diversos núcleos do Instituto Salerno-Chieus (ISC). Seu objetivo é arquivar este patrimônio (fotos, vídeos, áudios, textos, desenhos, mapas), digitalizá-los e disponibilizá-los a estudantes, pesquisadores e visitantes. O Doc-LEK divulga, também, as ações do Colégio Dominique.

LEK - Luiz Ernesto Machado Kawall, jornalista e crítico de artes, é ativo colaborador do Instituto Salerno-Chieus (ISC) e do Colégio Dominique. É um dos fundadores do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Museu Caiçara de Ubatuba.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A TRADIÇÃO RESISTE



Um misto de orgulho, afinal sou um morador do Bairro do Itaguá, e de admiração se fundem quando vejo a transformação do Museu do Bairro do Tenório em Museu Caiçara, insistindo em preservar a memória de nossa gente.

Luiz Ernesto Kawall, incansável em sua luta de muitos anos, mostra na prática o que é o respeito às tradições e passa o bastão para a Associação dos Amigos do Museu Caiçara - AAMUC, presidida pelo artista João Teixeira Leite. Nosso primitivista terá pela frente a tarefa de continuar mantendo acesa a chama daquele núcleo que resiste e insiste em passar para as futuras gerações a pureza das coisas, lendas, material de trabalho, artesanato, enfim, a nossa própria história.

O dia-a-dia da campanha impediu que estivesse presente à inauguração para poder cumprimentar o “seu” Filhinho, o Félix José Francisco e os familiares de Praxedes Mário de Oliveira que vieram do Ubatumirim para comandarem a construção do museu.

É mais um importante referencial dentro de nossa política de resgatar e valorizar tudo que simboliza manifestações culturais puras e representativas do nosso folclore.

Consciente das dificuldades de angariar apoio e reconhecimento quando se está fora da administração, encaro, na condição de professor, e agora prefeito eleito, como uma saudável responsabilidade a missão de incentivas dessa natureza. Estamos de uma obra exemplo para exercitar a integração poder público-comunidade e de sua importância para o despertar do amor próprio dos filhos de Ubatuba e também daqueles que juntam a nós para criar uma cidade melhor para todos.

Jornal “A Cidade”, 10.11.96.

Nenhum comentário: