Saiba mais sobre os núcleos culturais do Colégio Dominique, funcionando sob a supervisão do Instituto Salerno-Chieus.
Estudo Dirigido de Matemática / Clube de Matemática Malba Tahan - O estudante inscreve-se e passa a frequentar semanalmente, em horário extraclasse, pelo tempo que julgar necessário. A presença de um tutor possibilita a criação e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo e a expansão da aprendizagem. O tutor é um profissional selecionado para esclarecer o conteúdo específico que o estudante apresenta dificuldade, interagindo com o professor titular da disciplina e com os responsáveis pelo aluno, propondo novas formas de aprendizagem e estudo. Este mesmo tutor coordena o Clube de Matemática Malba Tahan, que homenageia Júlio César de Mello e Souza, educador, pedagogo, conferencista, matemático, professor e escritor brasileiro. Através de seus romances, sob o pseudônimo de Malba Tahan, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.
Clube de Ciências José Reis – Atende alunos do Colégio Dominique e, também, estudantes de escolas públicas e particulares interessados em ciências. O clube homenageia José Reis, saudoso cientista brasileiro, jornalista especializado em divulgação da ciência, editor, escritor e um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ao final do mês de novembro, o Clube de Ciências José Reis promoverá a Feira de Ciências e Tecnologia, expondo os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.
Programação e Robótica - A parceria com a ByteLab permite levar o conhecimento de programação de jogos e robótica como atividades optativas para os alunos do 6º ao 9º anos do Colégio Dominique. Em 2022 a atividade será estendida para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Clube de Xadrez - Promove encontros semanais com os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, em parceria com o Recanto Villas Boas-Ubatuba e a Koi e Kinguio Aquarismo.
NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação - Leva a cultura aeronáutica para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, através de atividades lúdicas, oficinas, palestras e compartilhamento de conteúdo pelo Blog do Ninja. Saiba mais: ninja-brasil.blogspot.com
Observação de Aves - Tem o objetivo de preservar o espaço físico para aves, agregando a observação ao cotidiano dos alunos, destacando a diversidade da mata atlântica. Os estudantes são estimulados a desenvolver noções básicas de observação de aves, participando, também, da construção de comedouros e bebedouros no Colégio Dominique. As atividades interagem com o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, reportando que através da observação de aves o homem despertou para a possibilidade de voar. O Instituto Salerno-Chieus organiza visitas monitoradas ao espaço do Colégio Dominique, recebendo alunos de instituições de ensino de Ubatuba e outras cidades, mediante agendamento aos finais de semana.
Horta na Escola, Farmácia Viva, Árvores da Escola - Núcleos que procuram complementar a teoria de sala de aula com atividades práticas. Horta na Escola permite o conhecimento de técnicas simples de plantio destacando o respeito à natureza e os benefícios de uma alimentação saudável. Farmácia Viva estuda o cultivo e o uso de plantas medicinais na cura de diferentes enfermidades, além de avaliar aspectos da tradição popular no uso destes recursos. Árvores da Escola estimula o estudo e o cadastramento de todas as variedades plantadas no espaço do Colégio Dominique despertando no estudante o interesse pela observação das características e pela pesquisa dos nomes científicos de cada espécie.
Memória da Gente - Promove o registro e a divulgação de ações daqueles que contribuíram e contribuem para enriquecer a história de Ubatuba. Cidadãos dos mais variados campos de atuação são lembrados em painéis fotográficos, vídeos e textos apresentados no Colégio Dominique ou em exposições itinerantes. Muitos destes ícones da cultura local e regional são homenageados como patronos das salas de aula do colégio. O material também fica à disposição de pesquisadores e visitantes no Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall.
Oficinas Musicais - Em parceria com a Lira Padre Anchieta, que tem mais de seis décadas de atividades em Ubatuba, o Colégio Dominique tornou-se um polo do projeto Lira do Amanhã, cedendo o espaço para oficinais musicais e ensaios. Assim, sob o comando de dedicados músicos da cidade, com o apoio da Fundart e de empresários locais, são oferecidos cursos gratuitos aos alunos das redes estadual, municipal e particular. As oficinas musicais são estruturadas por classificação de instrumentos em cordas (violino, viola e violoncelo), flauta transversal, metais graves (trombone, bombardino e tuba), metais agudos (trompa e trompete) e percussão.
Educação para o Trânsito - Promoção de eventos e interação com órgãos municipais, estaduais e federais que desenvolvem atividades para auxiliar nesta ação educativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Voluntariado, Manutenção e Reciclagem – Estimula alunos, familiares e funcionários a organizar campanhas de reciclagem e a participar de atividades programadas de manutenção e reforma de equipamentos da escola e/ou eventos promovidos pelo Colégio Dominique e seus diversos núcleos culturais.
Biblioteca Hans Staden - A Biblioteca Hans Staden (BHS), criada pelo Colégio Dominique, em 1989, teve como primeiras ações o Programa de Incentivo à Leitura e a publicação de apostila sobre Folclore. A BHS é - na rede particular de ensino de Ubatuba - a mais completa, com mais de 10.000 livros à disposição de alunos, pais, professores, funcionários do Colégio Dominique e, também, dos participantes dos núcleos culturais supervisionados pelo Instituto Salerno-Chieus. O nome da biblioteca homenageia o viajante alemão Hans Staden, autor de Duas Viagens ao Brasil, publicado originalmente em 1557 em Marburgo (Alemanha), sendo o 1º livro no mundo a retratar as nossas terras.
BSC - Banco Salerno-Chieus - Núcleo que funciona como um banco, onde os alunos do Colégio Dominique depositam créditos denominados Estrelas. As Estrelas válidas para depósitos no BSC são conquistadas através da participação dos alunos nos eventos promovidos pela escola e por seus parceiros. Alguns exemplos de atividades que podem gerar Estrelas: Elaborar uma resenha de um livro da Biblioteca Hans Staden / Participar dos Plantões de Dúvidas do Estudo Dirigido / Participar de apresentações de música, teatro, dança / Participar de atividades esportivas / Atuar nos Clubes de Matemática, Ciências e Xadrez / Frequentar o NINJA / Participar como voluntário em atividades do Colégio Dominique e do Instituto Salerno-Chieus, entre outras possibilidades. Com as Estrelas conquistadas e depositadas o aluno poderá solicitar à gerência do BSC que converta um determinado número de Estrelas em um ponto na composição da média bimestral de alguma matéria da série em que estuda no Colégio Dominique. Essa conversão só é possível desde que o aluno tenha cumprido 80% das tarefas propostas pelo professor da matéria e não tenha mais de 10% de faltas nas respectivas aulas.
Colégio Dominique e Instituto Salerno-Chieus
NOSSA HISTÓRIA É NOSSA ENERGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário