ISC - Idealizado em 1993, o Instituto Salerno-Chieus nasceu como organismo auxiliar do Colégio Dominique, escola particular de Ubatuba (SP), fundada em 1978 por Ana Maria Salerno de Almeida, a "Prô Aninha". Nomeando o Instituto, o "Salerno" vem em sua homenagem e, o "Chieus", é tributo à Carolina Chieus, matriarca da família que, por várias décadas, manteve uma fazenda onde hoje estão inseridas as instalações da escola. Integrado ao espaço físico do colégio, o ISC tem a tarefa de estimular a estruturação de diversos núcleos de fomento cultural e formação profissional, atuando como uma dinâmica incubadora de empreendimentos. O Secretário Executivo do ISC é o jornalista e ex-prefeito de Ubatuba Celso Teixeira Leite.
O Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall (Doc-LEK), coordenado pelo professor Arnaldo Chieus, organiza os documentos selecionados nos diversos núcleos do Instituto Salerno-Chieus (ISC). Seu objetivo é arquivar este patrimônio (fotos, vídeos, áudios, textos, desenhos, mapas), digitalizá-los e disponibilizá-los a estudantes, pesquisadores e visitantes. O Doc-LEK divulga, também, as ações do Colégio Dominique.

LEK - Luiz Ernesto Machado Kawall (1927-2024), jornalista e crítico de artes, foi ativo colaborador do Instituto Salerno-Chieus (ISC) e do Colégio Dominique, onde, como tributo, há uma sala de aulas que leva o seu nome. É um dos fundadores do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Museu Caiçara de Ubatuba.

13 junho 2026

Letras Ubatubenses

RETIDO
João Paulo Naves Fernandes
Não sei despedir-me,
algo retém a saída.

Não sei se nuvens
não convidam,
estão estáticas...
não sei se somos nós,
temerosos do mundo,
das descobertas...

Ando segurando
suas mãos
o quanto posso,
afago de permanência.

Temos algo a concluir
em suspenso,
ao nos despedirmos...
continuidade
por formar sentido.

São necessárias
novas buscas,
experiências,
que reguem
o jardim cultivado
em silêncio.

Despedidas matam!

São como
enterros antecipados
preparando os corações
a viagens distantes.

Há muito ainda
a se dizer,
a ouvir...
há muito de nós
represado na boca,
enquanto olha,
deseja estar junto.

Despeço-me
com versos
do leitor,
como quem
não quer partir,
e deixa palavras
que ficam.

Volte logo!

Nenhum comentário: